Palestrantes

albertAlbert David Ditchfield possui graduação em Bacharelado em Biologia pela Universidade de São Paulo (1989), doutorado em Integrative Biology pela University Of California Berkeley (1996), pós-doutorado pela American Museum Of Natural History (1998) , pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado pela Royal Ontario Museum (2013). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo, Revisor de periódico da Molecular Ecology, Revisor de periódico da Acta Chiropterologica, Revisor de periódico da Heredity (Edinburgh), Revisor de periódico da Chiroptera Neotropical, Revisor de periódico da Biota Neotropica (Ed. Portuguesa), Revisor de periódico da Brazilian Journal of Biology (Impresso) e Revisor de periódico da Revista Brasileira de Zoociências. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Zoologia Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas: morcegos, Mata Atlântica, DNA mitocondrial, Chiroptera, Evolução e filogeografia.

Daniel Toffoli Ribeiro possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2002), mestrado pelo convênio entre Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Universidade Federal do Amazonas (2006), com ênfase em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva, e doutorado pela Universidade Federal de São Carlos, no Programa de Pós-Graduação em Genética e Evolução (2013). Trabalha com Sistemática Filogenética, Filogeografia e Genética de Populações de arraias-de-água doce da família Potamotrygonidae. Atua principalmente nos seguintes temas: Sistemática Molecular, Biogeografia Histórica, Delimitação de espécies por meio de marcadores moleculares, Filogeografia, Genética de Populações e DNA Barcoding.

.

Leonora Pires Costa é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), com bacharelado em Zoologia, e PhD em Biologia Integrativa pela Universidade da Califórnia, Berkeley, USA (2001). Foi Assistente Curatorial do Museum of Vertebrate Zoology e Gerente do Evolutionary Genetics Laboratory, ambos pertecentes à Universidade da Califórnia. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo e curadora da Coleção de Tecidos e DNA do Departamento de Ciências Biológicas. Faz parte do corpo docente e Comissão de Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Biologia Animal da UFES. É também membro do Comitê Assessor da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Espírito Santo para a elaboração do Programa de Pesquisa em Ciência e Tecnologia sobre a Biodiversidade do Estado do Espírito e do Conselho do Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica (IPEMA), além de Red List Authority Coordinator do New World Marsupial Specialist Group da IUCN. Tem experiência nas áreas de Zoologia e Genética, com ênfase em Mastozoologia e concentração nas áreas de Biogeografia e Sistemática.


Maurício Abdalla Guerrieri possui licenciatura plena em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Atualmente é professor adjunto do departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em: a) No campo da Filosofia: Filosofia das ciências e Filosofia social e Política; b) No campo da Educação: Educação Popular e Teoria educacional Crítica. Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia da biologia, cooperação e emancipação, metodologia da educação popular, educação e emancipação. Possui livros publicados nessas temáticas no Brasil e na Espanha.

Mônica de Toledo Piza Ragazzo possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Biology – City University of New York (1997) com projeto desenvolvido no American Museum of Natural History. Atualmente é professora doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, atuando principalmente em estudo de sistemática de peixes de água doce Neotropicais com ênfase na ordem Characiformes. Organizadora do livro Peixes do Rio Negro – Alfred Russel Wallace, no qual cataloga a coleção de 212 gravuras de peixes que Wallace fez ao longo de sua expedição pela Bacia do Rio Negro, na Amazônia, entre 1850 e 1852.

..

Reinaldo Otávio Alvarenga Alves de Brito possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Evolutionary And Population Biology – Washington University In Saint Louis (1999). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Evolução, com ênfase em Genética de Populações, Genética Quantitativa e Evolução, atuando principalmente nos seguintes temas: filogeografia, genética de populações, genética da especiação, evolução de caracteres complexos e biogeografia.

.

Valéria Gallo da Silva é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2 – Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1989), Mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e Doutorado em Geociências (Geologia Sedimentar) pela Universidade de São Paulo (setembro/1998). Atualmente, é Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com experiência na área de Zoologia, com ênfase em Paleozoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Biogeografia Histórica, Sistemática, Ictiologia, Mesozoico e Paleovertebrados. Recentemente, organizou o livro Paleontologia de Vertebrados: Relações entre América do Sul e África, sobre biogeografia histórica dos vertebrados fósseis.

.

Yuri Luiz Reis Leite é Bacharel em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e Doutor em Biologia Integrativa pela Universidade da Califórnia, Berkeley, EUA (2001). Trabalhou na Fundação Biodiversitas, na Conservação Internacional e no Museu de Zoologia de Vertebrados da Universidade da Califórnia, Berkeley. É Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (mestrado e doutorado em Biologia Animal) dessa instituição. Foi coordenador desse programa e é atualmente chefe do Departamento de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Humanas e Naturais da UFES. É também curador da Coleção de Mamíferos desse departamento e membro titular da Câmara de Assessoramento (Ciências da Vida) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES). Tem experiência nas áreas de Zoologia, Evolução, Genética Animal, Sistemática, Ecologia e Biologia da Conservação.

Anúncios